domingo, 20 de outubro de 2013

Sobre atividades inclusivas - Planejamento de atividades



As atividades inclusivas  devem promover entretenimento, cultura, e informação através do estímulo à leitura e do brincar contribuindo assim positivamente para a interação, o aprendizado e a qualidade de vida das crianças com deficiencias. No mês das crianças , dos professores, dos médicos e fisioterapeutas é interessante utlizar atividades que proporcionem reflexão profissional e crescimento pessoal. Por esta razão sugiro dois excelentes filmes, que tratam do assunto: 




O PRIMEIRO DA CLASSE (2007) –  Esse filme é baseado na história real  do professor  Brad Cohen, diagnosticado com SINDROME DE TOURETTE. É um dos melhores filmes (na minha opinião!) para uma discussão bacana sobre inclusão, pois consegue abordar as diferentes relações: familiar,  escolar, social, de trabalho,  amorosa… uma observação muito válida é a cena em que o diretor chama Brad para conversar e expor seu comportamento aos colegas da escola.



Gaby - Uma história verdadeira: O filme Gaby – uma história verdadeira (1987) é o filme de estréia do diretor Luiz Mandocki, que trabalhou com a própria Gabriela Brimmer no desenvolvimento do roteiro. Rachel Levin é a protagonista que desenvolve a personagem-título e é considerada uma revelação. Gaby, como era chamada, era filha de europeus refugiados no México que quando pequena, seus pais a levavam incessantemente a diversos médicos, mas fatigados de respostas negativas decidiram aceitá-la como ela era, reconheceram que ela tinha um problema e optaram seguir normalmente. Ela possuía um distúrbio neurológico que a impedia controlar seu corpo, não conseguia falar e apenas movimentava seu pé esquerdo.


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS

- Contação de Histórias




A contação de história favorece ao mesmo tempo um aprendizado prazeroso, um divertimento, a reflexão dos valores, dos sentimentos e até uma alerta para  o enfrentamento das nossas dificuldades e superação de nossos limites.


As histórias, após serem apreciadas pelas crianças, devem ser exploradas das mais variadas formas. É importante respeitar as possibilidades de cada um e utilizar ferramentas como computadores, jogos de memória e a reescrita, valorizando o potencial criativo de cada criança. 



                                     

Um comentário:

  1. Valdecy,
    Sou apaixonada por contos e meu Blog trata especificamente disso. Tenho feito trabalhos com as crianças usando histórias e também criado histórias com eles. Algumas dessas atividades estão publicadas lá.
    Uma que acho bastante interessante é uma intitulada "As Bolas de Pindorama". Veja no endereço:

    http://reginamariamacedo.blogspot.com.br/2012/04/as-bolas-de-pindorama.html

    Outra que também ficou bastante interessante foi o Leão Bondoso e o Misterioso Frio da Floresta.

    http://reginamariamacedo.blogspot.com.br/2012/10/o-leao-bondoso-e-o-misterioso-frio-na.html

    Nessas histórias ao mesmo tempo em que conto, também escrevo como foram feitas e quem foi o responsável por cada parágrafo.
    Dê uma olhada.

    Grata,

    Regina

    ResponderExcluir